Notion - Por que usar?

Minha experiência e algumas dicas.

Introdução

O Notion é uma ferramenta muito usada para anotações de todos os tipos, eu uso MUITO para criar documentações, organizar projetos pessoais, principalmente quando estou estudando.

Para quem já é acostumado com a escrita do Markdown, se sentirá em casa pois o Notion usa a mesma sintaxe com alguns temperos a mais, caso não conheça vc pode pegar umas dicas.

Ele é um app muito simples de instalar e de começar a usar, não se assuste com a quantidade de informações ao abrir, pois de inicio parece complicado, mas vou te mostrar que não é.

Baixe e instale aqui

Por que usar?

Sou suspeito para dizer pois uso a muito tempo e recomendo a todos.

Com o Notion é possível criar todo tipo de base de conhecimento, banco de dados, boads kanban, wikis, calendário, lembretes, anotações, documentações e escrever artigos para blog (que é oq estou fazendo hehe).

Hello World

Ao terminar a instalação, faça o login, essa é a primeira página que irá aparecer

Untitled.png

Com ela vc já consegue ter uma noção dos comandos que pode usar nas suas anotações, não se preocupe em decorar tudo de uma vez, aos poucos vc consegue.

Tá, como vou usar isso para documentar algo?

Que bom que vc perguntou, vou te mostrar oq vc consegue fazer com o Notion, daí provavelmente as ideias fluirão com o tempo.

Vou deixar um print abaixo com meu "caderno" para vcs terem como exemplo.

2.png

Criando sua sua primeira doc

Para iniciar basta clicar no Add a page no menu lateral, irá abrir uma página com algumas opções, não se preocupe com elas, vc pode olhar com calma posteriormente, ao criar a página nova vc dê ENTER para deixar ela em branco, digite o título "Minha primeira doc", a partir de agora é sua imaginação que dirá como sua doc ficará, não se preocupe se nada vier a mente de inicio, aos poucos você vai aprendendo e incrementando suas anotações.

Add a page.gif

Dica de organização

A primeira coisa é decidir oq vc fará, estudar um conceito? Tecnologia? é um projeto pessoal?

Após isso, é possível criar um template com o que vc espera de resultado e depois ir aprofundando cada item, podemos criar desde tópicos até cards num board kanban, vou mostrar como eu faço em cara item das perguntas.

Estudando uma linguagem/tecnologia

  1. Começo com um título de introdução e escrevo sobre o conteúdo, dizendo do que se trata e oq vamos ver pela frente.
  2. Links úteis, aqui terão links que ao seu ver são pertinentes, links de downloads, da doc oficial ou de alguma referência.
  3. Setup inicial, esse aqui é mais para quando estou aprendendo alguma tecnologia, se não for o caso pode pular.
  4. Agora é hora de iniciar o assunto mais aprofundado que eu iniciei na introdução.
  5. Cheat Sheet, isso aqui nada mais nada menos que anotações rápidas para fazer vc lembrar de um comando ou um trecho de código que faça vc lembrar de um conceito, tenho uns exemplos disso nesse [repo](https://github.com/luanloose/Examples).
  6. Resultado:

3.png

É possível colocar trechos de códigos com o seguinte comando /code

code.gif

Estudando algum conceito

Esse aqui provavelmente será oq vc mais tem de familiaridade, pois nada mais é que um resumo do conteúdo, no meu caso oq eu faço, dos itens que estou estudando no momento, se eu já conheço e estou revisitando o tema, começo escrevendo:

  1. Introdução sobre o tema.
  2. Os tópicos conhecidos.
  3. Os tópicos que quero abordar.

A partir daí só evoluir o tema e no final teremos um material novinho em folha.

  • Exemplo de página de um estudo meu sobre Design Patterns:

4.png

Criando um projeto

Está fazendo aquele projeto para portfólio e não tem ideia de como por em prática? Que tal por todas as ideias antes no "papel"?

Após criar o hábito de anotar mais, fiz o teste, antes de começar a codar, anotei todas as regras de negócio, fiz o planejamento do que eu queria mais ou menos na estrutura projeto, sempre pensando no escopo que foi me dado, isso ajuda demais para seguir com o próximo passo, mas não é obrigatório.

Uma coisa muito irada do Notion é poder criar diversos tipos de estrutura de dados, focarei no kanban, mas vc poderá ver os outros e usar todos que tiver vontade.

Temos 2 formas de criar o kanban, uma página só pra ele ou criar um kanban dentro de uma página, para criar qualquer um deles, basta colocar o comando /board:

board.gif

Exemplo de cada um:

  • Kanban inline

    Essa opção é caso queira incorporar o board dentro de um pedaço da página.

5.png

  • Kanban página

    Aqui vc transforma uma página no quadro, nela temos inúmeros jeito de se organizar, deixarei o jeito que eu gosto, use o que mais fizer sentido para vc.

6.png

Quais os benefícios?

Nesse momento vc deve se perguntar:

Tá, mas oq isso me trás de benefício?

Além de te ajudar na organização dos conteúdos que estuda, dos projetos e fixar os conhecimentos estudados, é possível gerar conteúdo para a comunidade, garanto que muita gente vai querer ler sobre o assunto que vc está estudando, tem muita gente nova entrando na área, quanto mais conteúdo tiver disponível, melhor.

O mais importante de tudo é o hábito criado, começar é o mais complicado, parece que vai tomar um tempo enorme criando página, estilizando para ficar agradável de se ler, mas se feito um pouquinho a cada dia o hábito virará uma rotina e sem que vc perceba, estará passando isso para mais pessoas, o mais legal é passar conhecimento, todos saem ganhando.

Eu não sou tão fera na escrita, caso vc tbm não seja, está tudo bem, não deixe de compartilhar algo por isso, todos temos algo para aprender, peça ajuda dos amigos para opinar sobre seu texto. Fico a disposição para ajudar tbm 😁.

Conclusão

Acho a ferramenta ótima e muito prática, uso muito no dia a dia. Quando vc começar, vai querer colocar sua vida ali kkkkkkkkkk.

Caso queiram ver alguns comandos ou alguma coisa com mais detalhes, só me avisar que eu trarei algo bacana pra vcs, valeu galera!!